Sweet4All
Sweet4All

Receitas marroquinas de Meknès

Saladas·Marroquina

Bakoula — Malva com Azeitonas e Limão

Por Azmi Mhamed |Meknès, Marrocos|Publicado 10/09/2026

Malva cozida e refogada com alho, cominhos e azeite, acabada com azeitonas e limão em conserva. Uma salada marroquina simples e saborosa.

Bakoula — Malva com Azeitonas e Limão (foto ilustrativa de banco de imagens)

Imagem ilustrativa (banco de imagens licenciado).

Pontos Principais

  • Lave a malva três vezes, aperte-a até não pingar e acabe o refogado com azeitonas e limão em conserva — sem acidez, não há bakoula.
  • Total 50 min — Preparação 20 min, Cozedura 30 min, Rendimento 4 doses.
  • Veja as Instruções e as notas de resolução de problemas abaixo antes de começar.

Preparação

20 min

Cozedura

30 min

Total

50 min

Rendimento

4 doses

Desenvolvido na nossa cozinha em Meknès

Publicado pela primeira vez em 10/09/2026. As receitas são desenvolvidas e testadas novamente na nossa cozinha — tempos, quantidades e correções acima refletem esse processo. Notas de cozinha caseira, não aconselhamento médico ou nutricional — para questões de saúde, consulte um profissional qualificado. Consulte o nosso processo de teste.

Ingredientes

  • 2 molhos grandes de malva (cerca de 800 g), limpos e lavados
  • 1/2 molho de coentros frescos
  • 1/2 molho de salsa fresca
  • 4 dentes de alho, esmagados
  • 5 colheres de sopa de azeite
  • 1 colher de sopa de cominhos moídos
  • 1 colher de chá de paprica
  • 1 colher de chá de harissa (facultativo)
  • 80 g de azeitonas violeta, cortadas
  • 1 limão em conserva, picado
  • Sal marinho a gosto

Instruções

  1. 1

    Limpe a malva: separe as folhas verdes das hastes duras e do amarelo. Ponha-a de molho em água fria com uma mão-cheia de sal cerca de dez minutos e depois lave-a três vezes em água corrente, mudando a água, até a última sair limpa.

  2. 2

    Coza a malva em água a ferver bem salgada entre oito e doze minutos, conforme for silvestre (mais tenra) ou de mercado (de folha maior), até as folhas cederem sem se desfazerem.

  3. 3

    Escorra a malva num passador e, quando arrefecer o suficiente para poder tocar, aperte-a com as mãos, punhado a punhado, até deixar de pingar água. Este passo é essencial para a salada não ficar aguada.

  4. 4

    Numa frigideira larga, aqueça cinco colheres de sopa de azeite com quatro dentes de alho esmagados até o alho alourar sem queimar. Junte a malva bem apertada com meio molho de coentros e meio de salsa picados e deixe apurar cerca de dez minutos em lume médio, mexendo.

  5. 5

    Tempere com uma colher de sopa de cominhos, uma colher de chá de paprica, sal a gosto e harissa se quiser picante, envolvendo bem. Prove: a bakoula deve ficar bem salgada e ligeiramente ácida.

  6. 6

    Junte ao fim as azeitonas violeta cortadas e um limão em conserva picado, deixando apurar apenas dois minutos. Sirva morna, numa travessa, com pão marroquino para mergulhar.

Nutrição

Calorias: 150 kcal | Proteínas: 4 g | Hidratos: 9 g | Gordura: 11 g | Fibra: 5 g | Sódio: 560 mg

Estimativa por dose via USDA; varia conforme as marcas.

Resolução de Problemas

ProblemaSolução testada
A bakoula range com areia nos dentesDeixe a malva de molho em água fria salgada dez minutos, lave-a três vezes mudando a água e prove a última folha antes de a cozer.
Fica aguada e sem saborNão escorreu a malva o suficiente. Aperte-a com as mãos, punhado a punhado, até deixar de pingar, antes de a levar ao refogado — a água presa dilui tudo.
Fica com cor pálida e folhas desfeitasCozeu demasiado. Reduza para oito minutos na malva silvestre e dez a doze na de mercado, e escorra-a de imediato.
Sabe insossa e banalFaltou sal e acidez. A malva pede sal com convicção e não dispensa o limão em conserva, que é a assinatura da bakoula.

Perguntas Frequentes

A bakoula range com areia nos dentes

Deixe a malva de molho em água fria salgada dez minutos, lave-a três vezes mudando a água e prove a última folha antes de a cozer.

Fica aguada e sem sabor

Não escorreu a malva o suficiente. Aperte-a com as mãos, punhado a punhado, até deixar de pingar, antes de a levar ao refogado — a água presa dilui tudo.

Fica com cor pálida e folhas desfeitas

Cozeu demasiado. Reduza para oito minutos na malva silvestre e dez a doze na de mercado, e escorra-a de imediato.

Sabe insossa e banal

Faltou sal e acidez. A malva pede sal com convicção e não dispensa o limão em conserva, que é a assinatura da bakoula.

Foi num sábado de primavera, nos arredores de Meknès, que aprendi a conhecer a malva de verdade. A minha avó dona Kenza levava-me consigo a pé até ao limite dos campos, junto aos muros de pedra onde o caminho se estreita, e apontava-me as moitas pequenas de folha escura que cresciam entre a erva. «Esta é a melhor», dizia ela, e colhia-a com dois dedos, sem pressa. Não era uma planta de mercado. Era uma planta de caminho, de beira de muro, de quintal abandonado — a erva que as mulheres de Marrocos transformaram em cozinha de festa com nada mais do que alho, azeite, cominhos e um limão guardado. Em casa, sentávamo-nos as duas no pátio com um alguidar de água entre os joelhos e lavávamos os molhos folha a folha, três águas, até a última sair limpa. Depois vinha o cheiro: alho a alourar em azeite, a malva a murchar na frigideira larga, o cominho a entrar por fim. A cozinha inteira mudava de humor. Aprendi nesses dias que a riqueza de uma mesa marroquina não se mede pela carne que tem, mas pela inteligência com que trata o que a terra lhe dá. E a bakoula é, para mim, a prova mais clara disso.

A bakoula ocupa um lugar especial na chamada tbla marroquina, a mesa de entradas que abre quase todos os almoços e jantares em Marrocos. Ao lado do zaalouk de beringela e da taktouka de pimento, a salada de malva forma aquela tríade de cores e texturas que enche a mesa sem precisar de um único pedaço de carne. A malva — a que em árabe se chama khoubiza — é uma planta silvestre que cresce sozinha nos campos, nas bermas e nos quintais, e que durante séculos alimentou famílias inteiras nos meses em que a despensa escasseava. As avós marroquinas valorizavam-na muito antes de alguém a ter rebatizado como planta da moda: sabiam que era generosa, barata e cheia de corpo, e que uma grande travessa dela, com pão quente, alimentava a casa toda. Há uma distinção importante que faço questão de manter: a malva não é espinafre. A folha é mais pequena, mais escura, e o sabor é mais fundo, com uma leve amargura vegetal que os coentros e o limão cortam na perfeição. Quem a experimenta pela primeira vez reconhece-a logo como «aquela salada verde escura» que aparece nas mesas marroquinas e que não se parece com mais nada. É uma cozinha de memória, feita de recursos e de mãos pacientes.

A técnica da bakoula assenta em três gestos que não devo apressar. O primeiro é a limpeza: separo as folhas boas das hastes duras e do amarelo, e ponho tudo de molho em água fria com uma mão-cheia de sal durante cerca de dez minutos, para a terra assentar no fundo. Depois lavo três vezes em água corrente, mudando a água, e provo a última folha: se ainda ranger, repito. O segundo gesto é a cozedura. Levo a malva a ferver em água bem salgada entre oito e doze minutos — oito se for silvestre e delicada, doze se for a de mercado, de folha maior. Escorro-a num passador e, quando arrefece o suficiente para poder tocar, aperto-a com as mãos, punhado a punhado, até deixar de pingar. Esta é a parte que ninguém pode saltar: água presa é sabor diluído. O terceiro gesto é o refogado. Numa frigideira larga, aqueço cinco colheres de sopa de azeite com quatro dentes de alho esmagados, até o alho alourar sem queimar, e junto a malva bem apertada com meio molho de coentros e meio de salsa picados. Deixo apurar dez minutos em lume médio, mexendo, e só então entram os cominhos, a paprica, o sal e, se quiser, um pouco de harissa. Por fim, as azeitonas e o limão em conserva, dois minutos, e está pronta.

Quase todos os problemas da bakoula se resumem a um desequilíbrio entre sal, acidez e água. A malva mal escorrida é o erro mais comum e o mais frustrante: por muito bem temperada que esteja, sai aguada, sem corpo e sem alma. Aperte-a bem, sem medo. O excesso de água também vem do tacho: a malva larga a sua própria, por isso coza-a em pouca água e nunca a deixe a nadar numa panela cheia. Outro erro frequente é o cozimento exagerado, que transforma o verde vivo num cinzento pálido e desmancha as folhas até parecerem uma papa; cozinhe o mínimo que baste para as folhas cederem. Depois há a tentação de temperar com timidez: a malva pede sal com convicção e uma acidez clara, porque a sua natureza é ligeiramente amarga e vegetal. Sem limão, fica banal; com sal a menos, fica insossa. Esse equilíbrio é o que distingue uma bakoula de carácter de uma simples verdura cozida. Vale também saber que a malva silvestre, de folha pequena e escura, tem um sabor mais concentrado e precisa de menos cozedura do que a cultivada — pergunte sempre ao vendedor qual está a comprar. E se a malva vier da horta com areia fina, não economize nas lavagens: um único grão estraga a dentada.

A bakoula é, acima de tudo, uma salada para se comer morna, à mesa, com pão de verdade. Sirvo-a numa travessa larga e rasa, mais funda do que um prato, para se poder estender uma fatia de pão e levá-la à boca como manda a tradição. À volta, gosto de montar uma pequena mesa de entradas: a malva escura ao centro, ao lado de um amarelo de zaalouk e de uma taktouka vermelha, com azeitonas violeta espalhadas por cima e alguns gomos de limão. Nada de talheres de servir: o pão é o instrumento, e cada um mergulha à sua vontade. Uma travessa grande serve quatro pessoas com folga, com uma sopa ou uns ovos cozidos ao lado para completar. Quanto ao que sobra, a bakoula é daquelas coisas que ficam melhores no dia seguinte, quando as especiarias assentam e o sabor se aprofunda; aqueço-a numa frigideira com um fio de azeite e uma pitada nova de cominhos, como a minha mãe fazia com as sobras do jantar. Também congela bem: guardo-a em caixas fechadas, por dose, até duas semanas, e acrescento as azeitonas e o limão em conserva só na altura de servir, para não perderem a firmeza. É o prato ideal para aproveitar a malva barata do mercado e cozinhar em quantidade.

Photo of Azmi Mhamed

Sobre o Autor

Esta receita foi desenvolvida e testada por Azmi Mhamed em Meknès, Marrocos — publicada pela primeira vez em 10/09/2026. As receitas do Sweet4All são desenvolvidas e testadas novamente antes da publicação. O texto pode ser revisto com ferramentas de IA para clareza; todos os pratos são cozinhados, provados e aprovados por uma pessoa real antes da publicação — consulte a nossa política editorial.

Também Pode Gostar

Mais receitas da nossa cozinha